Sobre o Muda Pira


Como funciona o projeto Muda Pira?
Criado de forma voluntária, participativa e aberto a todos os interessados em participar. É um movimento social aberto e contínuo para os participantes, pois quanto mais a comunidade se mobilizar para cuidar do espaço público melhor! O objetivo principal é conscientizar a população sobre a importância das árvores, cuidar do espaço físico público da cidade com plantio de novas árvores envolvendo voluntários (crianças, jovens, adultos e idosos).
Temos um blog onde armazenamos fotos dos plantios e ações, assim como um mapa de localização dos plantios com o nome das espécies plantadas. Pode ser acessado em www.mudapira.blogspot.com ou no grupo do facebook “amigos de piracicaba”.
Há um formulário de cadastro (https://form.jotformz.com/92186256276667). Nele informando seu número de telefone para contato, data de nascimento, em qual bairro da cidade de Piracicaba você mora e como você quer ou pode ajudar. Feito isso você participará e contribuirá com o "muda pira", obtendo informações sobre o que, onde e quando realizaremos atividades na cidade.
Há no Instagram também um perfil do mudapira que pode ser seguido. 
É importante informar que os plantios ocorrem com o consentimento da prefeitura de Piracicaba. Plantar uma árvore parece ser uma ação simples mas existem leis e normas para a sua execução. As mudas são doadas pelo viveiro da prefeitura e o plantio realizado por voluntários. Tentamos facilitar a vida de quem quer uma árvore na frente da sua casa ou próximo ao seu bairro em uma área de lazer, por exemplo.

Como começou aqui em Piracicaba?
Bom resumidamente, o movimento começou com 2 amigos, a Janaína Naka e o Danilo Aguilera, eles me convidaram para plantar uma árvore e eu acabei aceitando. Já tinha experiência com estas ações em São Paulo com pessoal que realiza plantios voluntários enquanto lecionava para alunos de uma faculdade particular de agronomia, na zona leste de São Paulo. A ideia inicial foi de realizar plantios começando pelo bairro alto e áreas onde há necessidade carência de árvores.
Como engenheiro florestal acabei ficando sozinho, mas acabei continuando com as ações pois juntaram-se a nós a Carolina Tuaf e o Matheus Grolla, além de outros voluntários da ESALQ, Piracicaba Rugby, e da cidade que sempre estão nos plantios auxiliando direta e indiretamente. Temos vários apoiadores que estão no blog, inclusive empresas como Costa Teixeira Logística, D&A decoração, o Colégio Dom Bosco, e a Paróquia São Judas Tadeu que cederam os canteiros na frente dos seus estabelecimentos para que pudéssemos realizar os plantios.

Qual a periodicidade da ação?
Não temos periodicidade, mas planejamos realizar pelo menos uma ação por mês, e é o que estamos realizando desde o início das atividades em 2019.

Quantas pessoas normalmente participam das ações?
O número de pessoas é variável, pois depende da disponibilidade de cada voluntário, muitos não participam diretamente no dia do plantio, mas auxiliam antes com apoio logístico para que o evento ocorra, como por exemplo na divulgação, buscando as mudas no viveiro, colaborando com a busca e entrega de equipamentos para plantio quando necessário. E temos também voluntários que já auxiliaram financeiramente para compra de água ou protetores de PVC para o colo das mudas que são mutiladas pelos cortares de grama e mato da cidade.
Não sei precisar quantas pessoas auxiliam direta e indiretamente, mas o fato é que sempre teremos gente necessária para cada ação planejada. Temos um grupo no WhatsApp onde realizamos uma lista de chamada para as pessoas que poderão comparecer nas atividades.
Quem quiser participar das atividades basta enviar uma mensagem para 99985-6729 solicitando a inclusão no grupo.

Qual a quantidade de mudas que já plantaram?
Já plantamos desde o aniversário de Piracicaba, em agosto de 2019 mais de 200 mudas de espécies arbóreas pela cidade, sem contar o número de espécies que semeamos com semeadura direta na ação de restauração da nascente do parque Santa Cecília onde participaram mais de 50 pessoas diretamente no dia do plantio.

O que os motiva a realizar essas ações?
Resumidamente, nossa motivação é o significado do nome do nosso próprio grupo de voluntários, a mudança!
O “muda pira” deseja a mudança de comportamento da sociedade para que tenhamos cidades mais sustentáveis, mais arborizada, mais tolerante, com menos lixo pelas ruas, mais educada, com respeito pelo patrimônio público e privado. A árvore é o ser vivo que representa tudo isso.

Para você, o que significa realizar esse trabalho voluntário?
Além de favorecer o contato com pessoas de mesmo interesse, voluntariado é para mim doação, de algo que hoje em dia é muito valioso para as pessoas o tempo. Para alguns o ato de plantar uma única árvore, colocar algumas orquídeas pelas árvores da cidade, por exemplo pode significar pouco, mas transmitir conhecimento, conscientização e valores relacionados com bom comportamento e cuidado com o bem público e com o próximo significam muito no presente e no futuro. Tenho a plena certeza que cada cidadão pode doar algo para que nossa cidade seja mais sustentável.

Entrevistado: Rogério G.M.G. de Oliveira